Nova Pentecostal Assembléia de Deus


Bem vindo a esta comunidade Nova Pentecostal Assembléia de Deus, você aqui se sente mais seguro...
Nosso contato: tonysilva.eb@hotmail.com // npadagora@bol.com.br. cel. (082)9361-7110= 9633-7916

O Mundo precisa de Jesus!

Pr Tony Silva



segunda-feira, 15 de março de 2010

ESTUDO BIBLICO DO PRESBITERO TONY SILVA


ESTUDO BÍBLICO COM O PRESBITERO TONY SILVA


TEMA: AS LAMPARINAS DA CASA DE DEUS AINDA ESTÃO ACESSAS!


Contatos: (82) 9361-7110/ 8883-5222/ pbtonysilva.santos@hotmail.com (082)9633-7916




“E o mancebo Samuel servia ao Senhor perante a Eli: e a palavra do Senhor era de muita valia naqueles dias; não a via visão manifesta”(1Sm.3.1-3).
E sucedeu naquele dia que,estando Eli deitado no seu lugar (e os seus olhos se começavam já escurecer, que não podia ver).
E estando também Samuel já deitado, antes que a lâmpada de Deus se a apagasse no templo do Senhor,em que a arca de Deus estava.
Palavra introdutória
Amados, estamos em um inicio de mais um estudo da palavra de Deus, e nesta feita queremos falar sobre a chamada de Samuel, qual foi chamado em época de muita dificuldades para o povo de Deus.
Israel sempre entra em dificuldades por se afasta se de Deus, sempre o Senhor está tirando Israel de situações difíceis porque Deus sempre cuida de seu povo, aleluia gloria Deus!
As lamparinas da casa de Deus ainda estão acesas
Queridos irmãos em Cristo, quero vos revelar um mistério que enquanto as lamparinas da casa de Deus estiver acesas não faltará mensagem de Deus para seu povo...

Três fatos marcantes que ocorreram naqueles dias
IO O moço Samuel servia ao Senhor perante a Eli.
Eli era o sacerdote, e não era mais o canal de Deus, Deus tinha deixado de se comunicar ou de usar aquela freqüência, por haver sido corrompida por a iniqüidade I Sm.2.12-17
“ Já o moço Samuel tinha uma mente pura herdada de sua mãe, Ana. (I Sm.2 .1). Então orou Ana, e disse:o meu coração exulta ao Senhor, o meu poder estar em exaltar ao SENHOR: a minha boca se delatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação”.
Samuel teve uma boa formação, antes de ser entregue no templo de Deus, foi bem instruído em casa, aleluia!!
Samuel não queria deixar sua mãe decepcionada por isso servia bem ao Senhor, perante a Eli, e não se corrompia.
Porém Samuel ministrava perante o senhor, sendo ainda menino, vestido com um éfode de linho, e sua mãe lhe fazia uma túnica pequena,e de ano em ano lha trazia, quando com seu marido subia a sacrificar o sacrifício anual.( 1 Sm 2. 18 )



2o A palavra do Senhor era de muita valia
O sacerdote Eli não estava muito preocupado com a palavra de Deus, e isto estava deixando Deus irado.
Deus enviou mensageiro para despertar a Eli, mas parece que ele tinha perdido o temor. 1 Sm 2. 27-36
Samuel quando adi ministrava a palavra era cheio da graça de Deus, Eli via e não tinha mais força de ir buscar de Deus, e continuava vazio...
3o Não havia visão de Deus
É triste quando se perdem a visão, e não vêem os riscos que diariamente nos secam, e fica a disposição do adversário, que sem perder as oportunidades vão ganhando espaço
O sacerdote Eli tinha perdido os sonhos de Deus em sua vida, pra ele Não haveria mais chance de ter uma vida intima com DEUS, por isso estava acomodado, do seu modo de vida.
Nos dias atuais muitos estão desta forma, estar se acomodando na vida rotineira que tem e já não buscam mais.


Antes que as lâmpadas se apagassem o que aconteceu?
1o Eli, estava deitado no seu lugar
Eli como de costume estava deitado para dormir, era uma noite normal, depois de um dia de luta de reclamação de muita confusão para o velho Eli, o que ele não esperava era o que estava porvir
2o Os olhos de Eli, estavam quase se fechando
Isto mostra que Eli ainda estava a cordado, estava consciente de que Deus poderia visitar o seu povo, talvez Eli tenha feito uma oração, dizendo Ao Senhor que estava arrependido e queria ajuda imediato.
3o Samuel havia se deitado também, talvez pensando na humilhação que o sacerdote Eli tinha passado naquele dia, e o sono não estava vindo, pois a preocupação do mancebo era muita com o velho Eli, ele o amava como pai.
A intenção do moço era em ajudar o sacerdote, porque via todo seu sofrimento por causa de seus familiares
4o As lâmpadas de Deus ainda estavam acesas
Era as lâmpadas que ficavam acesas no lugar onde estava a arca de Deus, e enquanto estive se gente acordado na casa de DEUS essas lamparinas eram pra se manter acesas; o fogo arderá continuamente no altar e não se a pagará (Lv. 6. 13).

Deus chamou a Samuel as lâmpadas ainda estavam acesas

Deus estava vendo tudo,e viu o coração do moço Samuel que era sincero e só queria o bem da obra de Deus, Samuel só entendeu isso quando foi ungir o moço Davi: (1Sm 16.7)
“Porem o Senhor disse a Samuel: Não atente para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante de seus olhos,porem o Senhor olha para o coração”.
QUATRO VESES SAMUEL FOI CHAMADO
Aqui fica bem claro o amor do moço para com o sacerdote Eli,e sua preocupação, o Senhor o chamava e ele preocupado corria aos pés do velho Eli, 1 Sm 3.4-15 .
Deus que sabe de tudo, chama Samuel pela a primeira vez, e segunda ,e terceira vez, o Moço continuo honrando o velho Eli, que sem nenhuma malicia entendeu que o SENHOR estava chamando o moço para obra.(1 Sm 3.9).
Aqui eu entendo das seguintes formas, as lamparinas de Deus não estavam apagadas, tanto Samuel como Eli estava, acordado, Deus falou a Samuel e entendeu o sacerdote,
ANTES QUE AS LAMPADAS SE A PAGUEM DEUS ESTÁ CHAMANDO
A parábola das dez virgem
Jesus cantou uma parábola, de dez virgem que cada uma tinha uma lâmpada com azeite e estavam acesas e, cinco das tas não se comódavam com suas lâmpadas e deixaram as lâmpadas se apagar, mas para sua surpresa, a meia noite se ouviu um grito aí vem o esposo, seguiram com suas lâmpadas acesas e as que estavam com as lâmpadas apagadas ficaram( Mt. 25.1-13).






Antes que as lâmpadas se a paguem Deus pode te chamar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário